terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Composição e envio de uma carta no tempo de São Paulo

«A vida com que vivo agora na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou Se entregou a Si mesmo por mim» (Gal 2, 20)


Ainda que São Paulo tenha composto as suas cartas pela própria mão, ou mediante a ajuda de um colaborador, que até podia ser o co-autor, a verdade é que não foi São Paulo quem as registou no papel, antes usou para o efeito um secretário profissional tal como se fazia na sua época, século I d.C. (Murphy-O'Oconnor, Paulo escritor de cartas, p.16). Os secretários do século I tinham várias funções entre as quais as de redactor, isto é, escreviam o que lhes era ditado; tinham a função de editor, ou seja, não eram meros copistas, mas estavam autorizados a realizar pequenas alterações; tinham ainda a função de autor, pois era-lhes concedida não só a possibilidade de alterar o conteúdo, mas de criar o próprio conteúdo da carta (Ibidem, pp.19-29). Ora, as cartas paulinas não foram excepção quanto a estes usos na redacção das suas cartas (e.g. 1 Ts, Silvano e Timóteo; 2 Cor, Sóstenes; 2 Cor, Timóteo; Fl, Timóteo; Flm, Timóteo, Gl todos os que estavam com São Paulo; Cl, Timóteo. Cfr., Ibidem, pp.33-50).
Na prática estas cartas eram escritas segundo o modo já evidenciado, sendo posteriormente enviadas ou mediante um grupo de estafetas (Ibidem, p.57), ou quando se requeria maior sigilo, e porque podia haver violação da correspondência, estas eram enviadas por meio de alguém da absoluta confiança do remetente, sabendo que o portador das cartas podia aditar mais informações por via verbal (Ibidem, p.59). Provavelmente ao início São Paulo terá tido de confiar a estranhos a transmissão da 1ª e 2ª Carta aos Tessalonicenses, mas quando se expandiram as suas comunidades também aumentou a possibilidade de enviar as cartas por meio de cristãos de sua confiança, pois, a 1 Cor, 5, 9 pode terá sido levada para esta cidade por meio dos empregados de Cloé; a Carta aos Romanos terá sido levada por Febe que ia para Roma; Epafras, Tíquico e Onésimo terão levado a carta de São Paulo para Colossos, e o mesmo pode ter acontecido com outras cartas (Ibidem, pp.60-61), sendo que a carta que o Apóstolo dirigiu aos Efésios terá tido vários portadores, uma vez que se tratava de uma circular do Apóstolo São Paulo (Ibidem, p.60).

Sem comentários:

Enviar um comentário