quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Conversão de Paulo


Conversão de São Paulo
Act 9
Act 22
Act 26

1- Lucas relata a conversão de Paulo num ambiente judaizante.


1- Paulo, perante a multidão furiosa, relata a sua conversão


1- Paulo, perante o Rei Agripa, pagão, conta a sua conversão.

2- Paulo persegue os cristãos e leva-os para Jerusalém

Saulo, entretanto, respirando sempre ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, foi ter com o Sumo Sacerdote e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, se encontrasse homens e mulheres que fossem desta Via, os trouxesse algemados para Jerusalém.» [9,1-2])


2- Paulo persegue os cristãos e leva-os para Jerusalém

(«Persegui de morte esta «Via», algemando e entregando à prisão homens e mulheres 5como o podem testemunhar o Sumo Sacerdote e todos os anciãos. Recebi até, da parte deles, cartas para os irmãos de Damasco, onde ia para prender os que lá se encontrassem e trazê-los agrilhoados a Jerusalém, a fim de serem castigados. » [22,4-5])

2- Paulo persegue os cristãos e leva-os para Jerusalém
Quanto a mim, julguei dever levantar grande oposição ao nome de Jesus de Nazaré. 10E foi precisamente o que fiz em Jerusalém: com o pleno assentimento dos sumos sacerdotes, meti na prisão grande número de santos e, quando eram mortos, eu dava o meu assentimento. 11Muitas vezes ia de sinagoga em sinagoga e obrigava-os a blasfemar, à força de torturas. Num excesso de fúria contra eles, perseguia-os até nas cidades estrangeiras.»[26,9-11])

3- Luz intensa, vinda Céu, que o envolve

3Estava a caminho e já próximo de Damasco, quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu. »[9,3])


3- Luz intensa, vinda do Céu, que o envolve

Ia a caminho, e já próximo de Damasco, quando, por volta do meio dia, uma intensa luz, vinda do Céu, me rodeou com a sua claridade. »[22,6])



3- Luz, vinda do Céu, que o envolve

Foi assim que, indo para Damasco com poder e delegação dos sumos sacerdotes, 13vi no caminho, ó rei, uma luz vinda do céu, mais brilhante do que o Sol, que refulgia em volta de mim e dos que me acompanhavam.»[26,12-13])


4- Saulo ouve a voz de Jesus que o chama

Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, porque me persegues? Ele perguntou: «Quem és Tu, Senhor?» Respondeu: «Eu sou Jesus, a quem tu persegues.»[9,4-5])


4- Saulo ouve a voz de Jesus que o chama

Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, porque me persegues?’ Respondi: ‘Quem és Tu, Senhor?’ Ele disse-me, então: ‘Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues.’ Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem me falava.»[22,7-9])

4- Saulo ouve a voz de Jesus que o chama

Caímos todos por terra e eu ouvi uma voz dizer-me em língua hebraica: ‘Saulo, Saulo, porque me persegues? É duro para ti recalcitrar contra o aguilhão.’ Perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ E o Senhor respondeu: ‘Eu sou Jesus a quem tu persegues.»[26,14-15])


5- Missão

Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que tens a fazer.» [9,6])


5- Missão

Ergue-te, vai a Damasco, e lá te dirão o que se determinou que fizesses. »[22,10])


5- Missão

 Ergue-te e firma-te nos pés, pois para isto te apareci: para te constituir SERVO e TESTEMUNHA do que acabas de ver e do que ainda te hei-de mostrar. Livrar-te-ei do povo e dos PAGÃOS, aos quais vou enviar-te, 18para lhes abrires os olhos e fazê-los passar das trevas à luz, e da sujeição de Satanás para Deus. Alcançarão, assim, o perdão dos seus pecados e a parte que lhes cabe na herança, juntamente com os santificados pela fé em mim.’»[26,16-18])


6- Paulo, cego, entra em Damasco com a ajuda de alguém

Saulo ergueu-se do chão, mas, embora tivesse os olhos abertos, não via nada. Foi necessário levá-lo pela mão e, assim, entrou em Damasco,»[9,8])

6- Paulo, cego, entra em Damasco com a ajuda dos companheiros

(«Mas, como eu não via, devido ao brilho daquela luz, fui levado pela mão dos meus companheiros e cheguei a Damasco.»[22,11])


(«»[])


7- Em Damasco:

7.1- faz jejum

 («passou três dias sem ver, sem comer nem beber.»[9,9])

7.2- Ananias recebe a missão divina para curar Saulo de Tarso da cegueira. Ananias é o primeiro a saber qual era a missão de Saulo.

(«Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor disse-lhe numa visão: «Ananias!» Respondeu: «Aqui estou, Senhor.» O Senhor prosseguiu: «Levanta-te, vai à casa de Judas, na rua Direita, e pergunta por um homem chamado Saulo de Tarso, que está a orar neste momento. Saulo, entretanto, viu numa visão um homem, de nome Ananias, entrar e impor-lhe as mãos para recobrar a vista. Ananias respondeu: «Senhor, tenho ouvido muita gente falar desse homem e a contar todo o mal que ele tem feito aos teus santos, em Jerusalém. E agora está aqui com plenos poderes dos sumos sacerdotes, para prender todos quantos invocam o teu nome.» Mas o Senhor disse-lhe: «Vai, pois esse homem é instrumento da minha escolha, para levar o meu nome perante os PAGÃOS, os reis e os filhos de Israel. Eu mesmo lhe hei-de mostrar quanto ele tem de sofrer pelo meu nome.»»[9,10-16])

7.3- Saulo é curado por Ananias e depois baptizado

(«17Então, Ananias partiu, entrou na dita casa, impôs as mãos sobre ele e disse: «Saulo, meu irmão, foi o Senhor que me enviou, esse Jesus que te apareceu no caminho em que vinhas, para recobrares a vista e ficares cheio do Espírito Santo.» 18Nesse instante, caíram-lhe dos olhos uma espécie de escamas e recuperou a vista. Depois, levantou-se e recebeu o baptismo.»[9,17-18])


7- Em Damasco:

7.1- Ananias cura Saulo de Tarso. Ananias é o primeiro a saber qual era a missão de Saulo e anuncia-lhe. Por fim, Paulo é purificado e recebe o baptismo.

(«Ora um certo Ananias, homem piedoso e cumpridor da Lei, muito respeitado por todos os judeus da cidade, foi procurar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista.’ E, no mesmo instante, comecei a vê-lo. Ele prosseguiu: ‘O Deus dos nossos pais predestinou-te para conheceres a sua vontade, para veres o Justo e para ouvires as palavras da sua boca, porque serás testemunha diante de todos os homens, acerca do que viste e ouviste. E agora, porque esperas? Levanta-te, recebe o baptismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome.’»[22,12-16])

(«»[])

8- Logo depois da conversão, Paulo começa a evangelização

(«Depois de se ter alimentado, voltaram-lhe as forças e passou alguns dias com os discípulos, em Damasco. 20Começou, então, imediatamente, a proclamar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus. »[9,19-20])


8- Logo depois da conversão, Paulo começa a evangelização

(«Pelo contrário, aos habitantes de Damasco, em primeiro lugar, depois aos de Jerusalém e de toda a província da Judeia, em seguida, aos pagãos, preguei que se arrependessem e voltassem para Deus, fazendo obras dignas de tal arrependimento.»[26,19-20])

      
Fábio Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário