terça-feira, 20 de abril de 2010

A CARTA A FILÉMON E A ALEGRIA EM PAULO

Uma única vez Paulo usa a palavra alegria em Flm. É no versículo 7: «De facto, foi grande a alegria e a consolação que tive com o teu amor, porque os corações dos santos foram reconfortados por meio de ti, irmão». Paulo sente alegria porque sabe que Filémon tem sido bom e prestável para os membros da comunidade.
Paulo estará já numa fase avançada da sua vida pois que se refere a si mesmo como ansião (vs. 9). Na prisão, em que então se encontrava, gerara Onésimo para Cristo. Também Filémon, é justo supô-lo, abraçou o Cristianismo por acção de Paulo (vs. 19*).
Julgo adequado relacionar aqui a alegria de Paulo com o êxito da missão. Alegre porque Filémon, que ele trouxera para os seguidores de Jesus Cristo, é bom, prestável, solícito para os irmãos. Seguro de que, por isso mesmo, Filémon será igualmente bom, prestável e solícito para com Onésimo, também por ele, Paulo, trazido à comunidade dos santos.
E Paulo, velho, prisioneiro, carente, fica alegre por saber isso. É a alegria que nasce da frutificação da Palavra que semeou, pois face a isto as cadeias, os anos, as necessidades, nada valem. Nem as tribulações: é que Paulo é aquele que transborda de alegria no meio de todas as tribulações (2Cor 7,4).




* Cf Bíblia de Jerusalém, Epístola a Filémon, nota j)

Sem comentários:

Enviar um comentário