quarta-feira, 14 de abril de 2010

O mistério: Ágape


O mistério: Ágape
O termo ágape usado por são Paulo em 1 Cor 13 designa um amor sem medida ou um amor desinteressado. Ele não aparece só na teologia Paulina, mas também no Evangelhos de Mateus com o mesmo significado.

Mateus
Português:
«Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?» 37Jesus disse-lhe: Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. 38Este é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.» (Mt 22, 36-40)

Grego:
deute,ra de. o`moi,a auvth/|\ avgaph,seij to.n plhsi,on sou w`j seauto,nÅ

Segundo Mateus, amar a Deus é um amor ao próximo, pois o amor do próximo participa da totalidade do amor de Deus.


Paulo


Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor; mas a maior de todas é o amor. (1 Cor 13,13)
uni. de. me,nei pi,stij( evlpi,j( avga,ph( ta. tri,a tau/ta\ mei,zwn de. tou,twn h` avga,phÅ

1- O amor nunca é desligado da esperança nem da fé. Ele leva a acreditar e a esperar. [não é um amor com segundos interesses]

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine. (1 Cor 13,1)
VEa.n tai/j glw,ssaij tw/n avnqrw,pwn lalw/ kai. tw/n avgge,lwn( avga,phn de. mh. e;cw( ge,gona calko.j hvcw/n h' ku,mbalon avlala,zonÅ

2- Paulo aponta para o melhor caminho, que é a caridade (avga,phn). Nos dias de hoje, esta palavra  tem um significado muito pobre, pois muitas vezes é vista como uma «esmola», isto é, ajudar o pobrezinho sem se envolver com ele. Esta palavra no seu sentido original significa o verdadeiro amor a Deus e ao homem, uma disposição do espírito benevolente para com os nossos «irmãos». A pessoa envolve-se completamente com o «próximo», que não pensa na sua recompensa. O apóstolo diz que isto é um princípio de vida para todos os homens, especialmente os cristãos.
4- Possíveis traduções de 1 Cor 13:
Amor humano para com os outros homens
Caridade
Carinho
Misericórdia
Boa Vontade
Compaixão
Generosidade
Afecto
Complacência
Benevolência



Sem comentários:

Enviar um comentário