quarta-feira, 14 de abril de 2010

Proposta de tradução para a palavra αγάπη

“Eucaristia”, “Eucaristiar”, “Ser Eucaristia”

Uma possível tradução de 1Cor 13, 1-9

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,se não for Eucaristia, sou como um bronze que soa

ou um címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom da profecia

e conheça todos os mistérios e toda a ciência,

ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas,

se não for Eucaristia, nada sou.

Ainda que eu distribua todos os meus bens

e entregue o meu corpo para ser queimado,

se não for Eucaristia, de nada me aproveita.

Ser Eucaristia é ser paciente,

Ser Eucaristia é ser prestável,

não é ser invejoso,

não é ser arrogante nem orgulhoso,

nada fazer de inconveniente,

não procurar o seu próprio interesse,

não se irritar nem guardar ressentimento.

Não se alegrar com a injustiça,

mas rejubilar com a verdade.

Tudo desculpar, tudo crêr,

tudo esperar, tudo suportar.

O Ser Eucaristia jamais passará.

As profecias terão o seu fim,

o dom das línguas terminará

e a ciência vai ser inútil.

Pois o nosso conhecimento é imperfeito

e também imperfeita é a nossa profecia.

Mas, quando vier o que é perfeito,

o que é imperfeito desaparecerá.

Quando eu era criança,

falava como criança,

pensava como criança,

raciocinava como criança.

Mas, quando me tornei homem,

deixei o que era próprio de criança.

Agora, vemos como num espelho,

de maneira confusa;

depois, veremos face a face.

Agora, conheço de modo imperfeito;

depois, conhecerei como sou conhecido.

Agora permanecem estas três coisas:

a fé, a esperança e o Ser Eucaristia;

mas a maior de todas é o Ser Eucaristia

Outros textos do NT em que esta tradução oferece alguma coerência:

“Eu, porém, digo-vos: sêde Eucaristia para os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem…” Mt 5, 36

“Mas ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as plantas e descurais a justiça e Ser Eucaristia de Deus!” Lc 11, 42

“É por isto que meu Pai é Eucaristia para mim: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois.” Jo 10, 17

“Antes da festa da Páscoa, Jesus, sabendo bem que tinha chegado a sua hora da passagem deste mundo para o Pai, Ele, que tinha sido Eucaristia para os seus que estavam no mundo, levou a sua Eucaristia por eles até ao extremo.” Jo 13, 1

“Ninguém do que quem dá a vida pelos seus amigos.” Jo 15, 13

“«Simão, filho de João, Tu és Eucaristia para mim?»” Jo 21, 16

(…)


Sem comentários:

Enviar um comentário