NB :
Relator não é o mesmo nos três relatos.
No 1º Relato- Lucas conta a experiência que teve Paulo em Damasco e a sua vocação.
No 2º Relato – Paulo, como judeu observante da lei, fala à multidão enfurecida, que o queria matar.
No 3º relato – Paulo conta, em nome próprio, ao Rei Agripa (romano, filho de Herodes) o acontecimento de Damasco para se defender da condenação dos judeus.
Quanto à estrutura dos textos, as informações sucedem-se de forma objectiva e linear; quanto à intenção esta, é predominantemente informativa;
ANÁLISE DOS 3 RELATOS:
Uma vez que já foram feitas várias apresentações de quadros sinópticos da narrativa de Actos 9 com os discursos autobiográficos homólogos dos capítulos 22 e 26, a nossa análise centrou-se mais em perguntas relativas às diferenças e semelhanças entre os três relatos, do que às respostas das suas semelhanças e diferenças.
Apresentamos em seguida as nossas perplexidades:
· Porque é que em 9, 1-2 e em 22, 1-4 se chama ao cristianismo o caminho?
· Porque é que, no discurso em Jerusalém aparece a referência à hora do meio-dia em 22,6 e 26,16 e não aparece em 9, 1-25?
· Porquê a contradição entre “ouvindo a voz e não vendo ninguém” em 9,7 e em 22,9 “viram a luz mas não escutaram a voz de quem falava comigo”?
· Porquê em 9,8 Saulo “ergue-se no chão” e em 22,10 e 26,16 é Deus que o manda levantar?
· Porque é que em 9,8 “conduzindo-o então pela mão, fizeram-no entrar em Damasco” e em 22,10 foi o Senhor que lhe disse: “levanta-te e entra em Damasco”?
· Porque é que o episódio de Ananias referido em 9,10-19 e em 22,12-16 é omisso em 26,1-23?
· Porque é que há o chamamento e a missão de Ananias em 9,10-16 e em 22 não aparece?
· Porque é que Ananias e Paulo colocam objecções às ordens de Deus em 9,13-14 e em 19-20 ?
· Porque é que em 9,9 e 9, 18-19 Paulo esteve três dias sem comer nem beber e há muita informação sobre a sua cegueira e isto é omisso em 22 e 26 sendo que em 22, a informação sobre a sua cegueira é escassa?
· Porque é que Ananias se apresenta a Paulo como enviado de Deus em 9,17 e em 22,12-13 não refere quem o envia?
· Porque é que o baptismo de Paulo é referido em 9,18 e em 22,16 e é omisso em 26,1-23?
· Porque é que só em 22,17 se refere o êxtase de Paulo e o que significa êxtase para os judeus?
· Porque é que só em 9,21 se refere ao espanto dos ouvintes de Paulo perante a sua mudança e é omisso em 22,1-21 e 26,1,23?
· Porque é que só em 22,20 se refere o martírio de Estevão?
Manuela Manoel, Inês, d’Orey e Cecília d’Orey
Penso que o facto de no primeiro relato o apóstolo ser apresentado como Saulo, e não Paulo, é muito importante. É como uma peça base que permite sentir que o texto cresce nos relatos subsequentes.
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