terça-feira, 16 de março de 2010

Teologia Paulina nasce da conversão



Reflexão fundamentada em: J. Becker, Pablo, el apostol de los paganos, Sigueme, 444-445.
“Ouvistes certamente da minha conduta de outrora no judaísmo, de como perseguia e devastava a Igreja de Deus e como progredia no judaísmo mais do que muitos compatriotas da minha idade, distinguindo-me no zelo pelas tradições paternas. Quando porém, aquele que me separou desde o seio materno e me chamou por sua graça, houve por bem revelar em mim o seu Filho, para que eu o evangelizasse entre os gentios. “ (Gal 1, 13-16)
A teologia paulina nasce deste acontecimento: da experiencia da sua vocação e conversão. É uma teologia da experiencia, a partir da acção do evangelho e do Espírito nele presente, de um evangelho capaz de transformar os homens.
É desta vida nova que Paulo recebeu que vão nascer todas as suas palavras, todas as suas cartas.

Sem comentários:

Enviar um comentário