Não tenhamos dúvidas: o que marca indelevelmente o processo de autocompreensão do Cristianismo é o fenómeno de produção literária que ele alberga no seu seio.
Segundo Jerome Murphy-O'Connor "Paulo foi, de facto, a Espanha.(...) Logo que desenbarcou, meteu-se em sarilhos, e, tal como os Romanos tinham previsto, não conseguiu fazer nada."(...) Certamente, terá bastado apenas um Verão para que Paulo admitisse que, uma vez que o Grego não era falado na Península Ibérica, não chegaria a lado nenhum, num futuro previsível, em Espanha" Esta viagem não é referida. Por ter sido um fracasso? Ainda que tenha sido um fracasso esta viagem de Paulo, à Península Ibérica, é reveladora da poderosa vontade de Paulo, em anunciar Jesus Ressuscitado. Manifesta um entusiasmo e uma confiança sem limites, ainda que, as dificuldades, os insucessos e as contrariedades, estejam sempre presentes na vida do Apóstolo.
Segundo Jerome Murphy-O'Connor "Paulo foi, de facto, a Espanha.(...) Logo que desenbarcou, meteu-se em sarilhos, e, tal como os Romanos tinham previsto, não conseguiu fazer nada."(...) Certamente, terá bastado apenas um Verão para que Paulo admitisse que, uma vez que o Grego não era falado na Península Ibérica, não chegaria a lado nenhum, num futuro previsível, em Espanha"
ResponderEliminarEsta viagem não é referida. Por ter sido um fracasso?
Ainda que tenha sido um fracasso esta viagem de Paulo, à Península Ibérica, é reveladora da poderosa vontade de Paulo, em anunciar Jesus Ressuscitado. Manifesta um entusiasmo e uma confiança sem limites, ainda que, as dificuldades, os insucessos e as contrariedades, estejam sempre presentes na vida do Apóstolo.