terça-feira, 23 de março de 2010

sinopse-Manas Dorey

Actos 9,1-25 – Vovação de Saulo

Actos 22 , 1-21 – Discurso de Paulo aos Judeus de Jerusalém

Actos 26,1-23 – Discurso de Paulo perante o Rei Agripa

Saulo respirando ainda ameaças de morte contra os discípulos do senhor, dirigiu-se ao Sumo Sacerdote. Foi pedir-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, afim de poder trazer para Jerusalém, presos, os que lá se encontrassem pertencendo ao Caminho quer homens, quer mulheres.

Estando ele em viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente uma luz vinda do céu o envolveu de claridade. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saúl, Saúl porque me persegues?”. Ele perguntou: “quem és, Senhor?”. E a resposta: eu sou Jesus, a quem tu persegues. Mas levanta-te, entra na cidade, e te dirão o que deves fazer.” Os homens que com ele viajavam detiveram-se, emudecidos de espanto, ouvindo a voz mas não vendo ninguém. Saulo ergueu-se do chão. Mas, embora tivesse os olhos abertos, não via nada. Conduzindo-o, então, pela mão, fizeram-no entrar em Damasco. Esteve 3 dias sem ver, e nada comeu nem bebeu.

Ora, vivia em Damasco, um discípulo chamado Ananias. O senhor lhe disse em visão:”Ananias!” Ele respondeu:”estou aqui Senhor!” e o Senhor prosseguiu:”levanta-te, vai pela rua chamada direita e procura, na casa de Judas, por alguém de nome Saulo de Tarso. Ele ora e acaba de ver um homem chamado Ananias entrar e lhe impor as mãos, para que recobre a vista.” Ananias respondeu:”Senhor ouvi de muitos, a respeito desse homem, quantos males fez a teus santos em Jerusalém. E aqui está com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.” Mas o Senhor insistiu: “ Vai, porque este homem é para mim um instrumento de escol, para levar o meu nome diante das nações magas, dos reis, e dos Israelitas . Eu mesmo lhe mostrarei quanto lhe é preciso sofrer em favor do meu nome.” Ananias partiu. Entrou na casa, impôs sobre ele as mãos e disse:” Saul meu irmão, o Senhor me enviou, Jesus, o mesmo que te apareceu no caminho por onde vinhas. É para que recuperes a vista e fiques repleto do espírito Santo.” Logo caíram-lhe dos olhos umas como escamas, e recuperou a vista . Recebeu, então, o baptismo, e, tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado .

Saulo esteve alguns dias com os discípulos em Damasco, e , imediatamente, nas Sinagogas, começou a proclamar Jesus , afirmando que é o Filho de Deus. Todos os que o ouviam ficavam estupefactos e diziam : “ Mas não é este o que devastava em Jerusalém os que invocavam esse nome, e veio para cá expressamente com o fim de prendê-los e conduzi-los aos chefes dos sacerdotes? “ Saulo, porém, crescia mais e mais em poder e confundia os Judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.

Decorridos muitos dias, os Judeus deliberaram entre si como matá-lo. Mas Saulo teve conhecimento dessa trama. Vigiavam até as portas da cidade de dia e de noite para o matarem. Então os discípulos, uma noite fizeram-no descer numa muralha oculto num cesto.

Irmãos e Pais, escutai a minha defesa, que tenho agora para vos apresentar. Tendo ouvido que lhes dirigia a palavra em língua hebraica, fizeram mais silencio ainda. Ele prosseguiu : ”Eu sou Judeu. Nasci em Tarso , da Cilícia, mas criei-me nesta cidade, educado aos pés de Gamaliel na observância exacta da lei de nossos pais, cheio de zelo por Deus, como vós todos no dia de hoje. Persegui de morte este Caminho, prendendo e lançando à prisão homens e mulheres, como o podem testemunhar o Sumo sacerdote e todos os anciãos. Deles cheguei a receber cartas de recomendação para os irmãos de Damasco, e para lá me dirigi, a fim de trazer algemados para Jerusalém os que lá estivessem, para serem aqui punidos.

Aconteceu , que estando eu a caminho e aproximando-me de Damasco, de repente, por volta do meio dia, uma grande luz vinda do céu, brilhou ao redor de mim. Cai ao chão e ouvi uma voz que me dizia : “ Saul, Saul porque me persegues ?Respondi : “ Quem és Senhor ?Ele me disse : “ Eu sou Jesus o Nazareu a quem tu persegues “. Os que estavam comigo viram a luz, mas não escutaram a voz de quem falava comigo. Eu prossegui: “ Que devo fazer Senhor ? “ E o Senhor me disse: “ Levanta-te e entra em Damasco, lá te dirão tudo o que te é ordenado fazer.” Como eu não enxergasse mais por causa do fulgor daquela luz, cheguei a Damasco levado pela mão dos que estavam comigo.

Certo Ananias, homem piedoso segundo a Lei, de quem davam bom testemunho todos os Judeus da cidade , veio ter comigo .De pé, diante de mim, disse-me : “ Saul meu irmão, recobra a vista. E eu , na mesma hora, pude vê-lo. Ele disse então : O Deus de nossos pais te predestinou para conheceres a sua vontade . Veres o justo e ouvires a voz saída da sua boca. Pois tu hás-de ser sua testemunha perante todos os homens do que viste e ouviste. E agora que esperas ? recebe o baptismo e lava-te dos teus pecados invocando o seu nome!”

Depois tendo eu voltado a Jerusalém e orando no templo, sucedeu-me entrar em êxtase. E vi o Senhor que me dizia : “ Apressa-te ,sai logo de Jerusalém porque não acolherão o teu testemunho a meu respeito.” Retruquei então: “Mas, Senhor, eles sabem que era eu quem andava prendendo e vergastando, de sinagoga em sinagoga, os que criam em ti. E quando derramaram o sangue de Estêvão tua testemunha, eu próprio estava presente, apoiando aqueles que o matavam, e mesmo guardando suas vestes. Ele contudo me disse : “ Vai porque é para os gentios, para longe que quero enviar-te .

Dirigindo-se a Paulo disse Agripa : Tens permissão de falar em teu favor. Então estendendo a mão começou Paulo a sua defesa : “ Considero-me feliz , ó Rei Agripa, para poder hoje diante de ti, defender-me de todas as coisas que pelos Judeus sou acusado , tanto mais que estais ao corrente de todos os costumes e controvérsias dos Judeus, razão também pela qual te peço que me escutes com paciência .

O que foi o meu modo de viver desde a mocidade, como transcorreu desde o inicio, no meio do meu povo e em Jerusalém, sabem-no todos os Judeus. Eles me conhecem de longa data e podem atestar se quiserem, que tenho vivido segundo a seita mais severa da nossa religião como fariseu. E agora estou sendo aqui julgado por causa da esperança da promessa feita por Deus aos nossos pais, à qual esperam chegar as nossas doze tribos, que servem a Deus noite e dia , com todo ardor. É por causa dessa esperança, ó rei, que pelos Judeus sou acusado, entretanto, porque se julga incrível, entre vós, que Deus ressuscite dos mortos ?

Quanto a mim parecia-me necessário fazer muitas coisas contra o nome de Jesus o Nazareu. Foi o que fiz em Jerusalém: a muitos dentre os santos ,eu mesmo encerrei nas prisões, recebida a autorização dos chefes dos sacerdotes ; e, quando eram mortos ,eu contribuía com o meu voto. Muitas vezes, percorrendo todas as sinagogas , por meio de torturas quis forçá-los a blasfemar; e, no excesso do meu furor, cheguei a persegui-los até em cidades estrangeiras.

Com este intuito encaminhei-me a Damasco, com a autoridade e a permissão dos Chefes dos Sacerdotes. No caminho pelo meio dia, eu vi, ó Rei, vinda do céu e mais brilhante que o sol, uma luz que circundou a mim e aos que me acompanhavam. Caímos todos por terra, e ouvi uma voz que me falava em língua hebraica : “ Saul , Saul, porque me persegues ? É duro para ti recalcitrar contra o aguilhão ? “Perguntei : “ Quem és Senhor ?” E o Senhor respondeu-me : “ Eu sou Jesus a quem tu persegues . Mas levanta-te e fica firme em pé, pois, este é o motivo porque te apareci : para constituir-te servo e testemunha da visão na qual me viste e daquelas nas quais ainda te aparecerei . Eu te livrarei do povo e das nações gentias às quais te envio para lhes abrires os olhos e assim se converterem das trevas à luz e da autoridade de Satanás para Deus . De tal modo receberão, pela fé em mim, a remissão dos pecados e a herança entre os santificados .

Quanto a mim , Rei Agripa , não me mostrei rebelde à visão celeste. Ao contrário, primeiro aos habitantes de Damasco, aos de Jerusalém e em toda a região da Judeia e depois aos gentios, anunciei o arrependimento e a conversão a Deus com a prática de obras dignas desse arrependimento. É por causa disso que os Judeus, tendo-se apoderado de mim no templo tentaram matar-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário