terça-feira, 23 de março de 2010

ENCONTRO FULMINANTE de SEDUÇÃO e FASCÍNIO

ENCONTRO FULMINANTE de SEDUÇÃO e FASCÍNIO
«Não vi Jesus, nosso Senhor?» 1Cor 9.1

Experiência Pascal de vertigem e sobressalto, mergulho inaudito no Mistério insondável de Jesus Cristo.
Na vida de Paulo opera-se uma viragem radical. A densidade e grandeza desta mudança, provocada pelo encontro com Jesus Ressuscitado «Fui alcançado por Cristo Jesus» Fil 3.12, lança-o num caminho totalmente diferente. O poder irresistível de Jesus agarra, apanha, toma na totalidade do seu ser, aquele que, sendo já um apaixonado, se torna o apaixonado do Senhor Jesus Cristo.

Afigurou-se-me ver como metáfora desta reviravolta, ainda que como pálida imagem, o que a ciência afirma em relação à “atracção dos buracos negros”:

“A atracção gravitacional dos buracos negros é
de tal magnitude que até os feixes luminosos
incididos nas suas proximidades são obrigados
à propagação curvilínea.”

O projecto de Paulo antes deste encontro consistia em defender e propor a Lei. Jesus troca-lhe as voltas e impele-o a “curvar-se” ao poder do Seu Amor. Paulo passa a considerar que, o que então para ele era lucro, a ser uma perda: «Sim considero que tudo isto foi mesmo uma perda, por causa da maravilha que é o conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor: por causa dele tudo perdi e considero esterco, a fim de ganhar a Cristo e nele ser achado, não com a minha própria justiça, que vem da Lei, mas com a que vem pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus e que se apoia na fé. Assim posso conhecê-lo a Ele, na força da sua ressurreição e na comunhão com os seus sofrimentos, conformando-me com Ele na morte, para ver se atinjo a ressurreição de entre os mortos» Fil 3.8-11.

Paulo acolheu, no interior e no contexto da sua própria história, o Mistério de Cristo Ressuscitado e, por isso, diz: « Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. E a vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim» Gal 2.20.

Da profunda certeza de que Jesus o ama e deu a vida por ele, brota incessante a torrente da alegria que Paulo quer, continuamente, fazer chegar ao âmago das comunidades cristãs: « Alegrai-vos sempre no Senhor - έν Кυρίω
De novo o digo: Alegrai-vos!» Fil 4.4

Sem comentários:

Enviar um comentário