quinta-feira, 18 de março de 2010

Cristofânias a Paulo em Actos

Cristofânias a Paulo


Actos 9, 1-25 / 22,1-21 / 26,1-23


Actos 9, 1-25

1 Saulo entretanto, respirando sempre ameaças de morte contra os discípulos do Senhor, foi ter com o Sumo Sacerdote

2 e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, se encontrasse homens e mulheres que fossem desta Via, os trouxesse algemados para Jerusalém.

3 Estava a caminho e já próximo de Damasco, quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu.

4 Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"

5 Ele perguntou: "Quem és tu, Senhor?" Respondeu: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues!

6 Ergue-te, entra na cidade, e dir-te-ão o que tens a fazer."

7 Os seus companheiros de viagem tinham-se detido, emudecidos, ouvindo a voz, mas sem verem ninguém.

8 Saulo ergueu-se do chão, mas, embora tivesse os olhos abertos, não via nada. Foi necessário levá-lo pela mão e, assim, entrou em Damasco,

9 onde passou três dias sem ver, sem comer nem beber.

10 Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor disse-lhe numa visão: "Ananias!" Respondeu: "Aqui, estou Senhor."

11 O Senhor prosseguiu: "Levanta-te, vai à casa de Judas, na rua Direita, e pergunta por um homem chamado Saulo de Tarso, que está a orar neste momento.”

12 Saulo, entretanto, viu numa visão um homem, de nome Ananias, entrar e impor-lhe as mãos para recobrar a vista.

13 Ananias respondeu: "Senhor, tenho ouvido muita gente falar desse homem e a contar todo o mal que ele tem feito aos teus santos, em Jerusalém.

14 E agora está aqui com plenos poderes dos sumos sacerdotes, para prender todos quantos invocam o teu nome."

15 Mas o Senhor disse-lhe: "Vai, pois esse homem é instrumento da minha escolha, para levar o meu nome perante os pagãos, os reis e os filhos de Israel.

16 Eu mesmo lhe hei-de mostrar quanto ele tem de sofrer pelo meu nome."

17 Então, Ananias partiu, entrou na dita casa, impôs as mãos sobre ele e disse: " Saulo, meu irmão, foi o Senhor que me enviou, esse Jesus que te apareceu no caminho em que vinhas, para recobrares a vista e ficares cheio do Espírito Santo."

18 Nesse instante, caíram-lhe dos olhos uma espécie de escamas e recuperou a vista. Depois, levantou-se e recebeu o baptismo.

19 Depois de se ter alimentado, voltaram-lhe as forças e passou alguns dias com os discípulos, em Damasco.

20 Começou, então, imediatamente, a proclamar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus.

21 Os que o ouviam ficavam estupefactos e diziam: "Não era ele que, em Jerusalém, perseguia aqueles que invocavam o nome de Jesus? Não tinha ele vindo aqui expressamente para os levar, presos, aos sumos sacerdotes?"

22 Mas Saulo fortalecia-se cada vez mais e confundia os judeus de Damasco,

demonstrando-lhes que Jesus era o Messias.

23 Passado muito tempo, os judeus combinaram matá-lo,

24 mas Saulo foi avisado das suas intenções. Até as portas da cidade eram guardadas, noite e dia, com o fim de o matarem.

25 Então os discípulos, tomando-o de noite, fizeram-no descer pela muralha abaixo, dentro de um cesto.

Actos 22, 1-21

1 "Irmãos e pais, ouvi agora o que tenho a dizer-vos em minha defesa."

2 Como o ouvissem dirigir-lhes a palavra em língua hebraica, maior silêncio fizeram. Ele prosseguiu:

3 " Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui educado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, em todo o rigor da Lei dos nossos pais e cheio de zelo pelas coisas de Deus, como todos vós sois agora.

4 Persegui de morte esta “Via”, algemando e entregando à prisão homens e mulheres,

5 como o podem testemunhar o Sumo Sacerdote e todos os anciãos. Recebi até, da parte deles, cartas para os irmãos de Damasco, onde ia para prender os que lá se encontrassem e trazê-los agrilhoados a Jerusalém, a fim de serem castigados.

6 Ia a caminho, e já próximo de Damasco, quando, por volta do meio-dia, uma intensa luz, vinda do Céu, me rodeou com a sua claridade.

7 Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"

8 Respondi: "Quem és Tu, Senhor?" Ele disse-me, então: "Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues."

9 Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem me falava.

10 E prossegui: " Que hei-de fazer, Senhor?” O Senhor respondeu-me: "Ergue-te, vai a Damasco, e lá te dirão o que se determinou que fizesses."

11 Mas, como eu não via, devido ao brilho daquela luz, fui levado pela mão dos meus companheiros e cheguei a Damasco.

12 Ora um certo Ananias, homem piedoso, e cumpridor da Lei, muito respeitado por todos os judeus da cidade,

13 foi procurar-me e disse: " Saulo, meu irmão, recupera a vista." E, no mesmo instante, comecei a vê-lo.

14 Ele prosseguiu: "O Deus dos nossos pais predestinou-te para conheceres a sua vontade, para veres o seu Justo e para ouvires as palavras da sua boca,

15 porque serás testemunha diante de todos os homens, acerca do que viste e ouviste.

16 E agora, por que esperas? Levanta-te, recebe o baptismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome.

17 De regresso a Jerusalém, enquanto orava no templo, caí em êxtase.

18 Vi o Senhor e Ele disse-me: "Apressa-te e sai rapidamente de Jerusalém, porque não receberão o teu testemunho a meu respeito."

19 Eu respondi: "Senhor, eles sabem que eu andava pelas sinagogas a meter na prisão e a açoitar os que acreditavam em ti.

20 E, quando foi derramado o sangue de Estêvão, tua testemunha, também eu estava presente, de acordo com eles, e tinha à minha guarda as capas dos que lhe davam a morte."

21 Ele, então, disse-me: "Vai, que te vou enviar lá ao longe, aos pagãos.”

Actos 26, 1-23

1 Agripa disse a Paulo: "Estás autorizado a falar em tua defesa." Então, estendendo a mão, Paulo começou a sua defesa:

2 "Sinto-me feliz, ó rei Agripa, por ter de me defender hoje diante de ti, das acusações apresentadas pelos judeus contra mim,

3 tanto mais que estás ao corrente de todos os costumes e controvérsias dos judeus. Rogo-te, por isso, que me oiças com paciência.

4 A minha vida, a partir da mocidade, tal como decorreu desde os primeiros tempos, no meu povo e em Jerusalém, conhecem-na todos os judeus.

5 Eles conhecem-me de longa data e, se quiserem, podem atestar o que eu vivi, como fariseu, segundo o partido mais severo da nossa religião.

6 E, agora, encontro-me aqui a ser julgado por causa da minha esperança na promessa feita por Deus a nossos pais,

7 promessa que as nossas doze tribos esperam ver realizada, servindo a Deus, noite e dia, continuamente. É a respeito dessa esperança, ó rei, que os judeus me acusam.

8 Por que é que, entre vós, se afigura incrível que Deus ressuscite os mortos ?

9 Quanto a mim, julguei dever levantar grande oposição ao nome de Jesus de Nazaré.

10 E foi precisamente o que fiz em Jerusalém: com o pleno assentimento dos sumos sacerdotes, meti na prisão grande número de santos e, quando eram mortos, eu dava o meu assentimento.

11 Muitas vezes ia de sinagoga em sinagoga e obrigava-os a blasfemar à força de torturas. Num excesso de fúria contra eles, perseguia-os até nas cidades estrangeiras.

12 Foi assim que, indo para Damasco, com poder e delegação dos sumos sacerdotes,

13 vi no caminho, ó rei, uma luz vinda do céu, mais brilhante do que o Sol, que refulgia em volta de mim e dos que me acompanhavam.

14 Caímos todos por terra e eu ouvi uma voz dizer-me em língua hebraica: "Saulo, Saulo, por que me persegues? É duro para ti recalcitrar contra o aguilhão."

15 Perguntei: "Quem és tu, Senhor?" E O Senhor respondeu: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues.

16 Ergue-te e firma-te nos pés, pois para isto te apareci: para te constituir servo e testemunha do que acabas de ver e do que ainda te hei-de mostrar.

17 Livrar-te-ei do povo e dos pagãos, judeus, aos quais vou enviar-te,

18 para lhes abrires os olhos e fazê-los passar das trevas à luz, e da sujeição de Satanás para Deus. Alcançarão, assim, o perdão dos seus pecados e a parte que lhes cabe na herança, juntamente com os santificados pela fé em mim”

19 Desde então, ó rei Agripa, não resisti à visão celeste.

20 Pelo contrário, aos habitantes de Damasco, em primeiro lugar, depois aos de Jerusalém e de toda a província da Judeia, em seguida, aos pagãos, preguei que se arrependessem e voltassem para Deus, fazendo obras dignas de tal arrependimento.

21 Eis o motivo por que os judeus se apoderaram de mim no templo, e tentaram matar-me.

22 Amparado pela protecção de Deus, continuei a dar o meu testemunho, diante de pequenos e grandes, sem nada dizer além do que os Profetas e Moisés predisseram que havia de acontecer:

23 que o Messias tinha de sofrer e que, sendo o primeiro a ressuscitar de entre os mortos, anunciaria a luz ao povo e aos pagãos."

Diferenças entre os 3 textos

Actos 9, 1-25

Actos 22, 1-21

Actos 26, 1-23

O narrador emprega o discurso indirecto excepto no diálogo entre Jesus e Saulo

O narrador só se manifesta no vers. 2, no qual refere que Paulo fala em hebraico

O narrador também está oculto excepto no vers. 1

Subitamente envolvido por intensa luz vinda do Céu

Por volta do meio-dia, intensa luz vinda do Céu e que o rodeou com a sua claridade

Luz vinda do Céu mais brilhante que o sol

Caí por terra

Caí por terra

Caímos todos por terra

Os companheiros ouviram a voz mas não viram ninguém – supostamente a luz

Os companheiros viram a luz mas não ouviram a voz

A luz refulgia em volta de todos. A voz ouvida por Saulo era em Língua hebraica

Refere o tempo – 3 dias em que esteve sem ver e sem se alimentar

Refere a cegueira mas não indica tempo

Não refere a cegueira

“Saulo, Saulo, por que me persegues?”

“Saulo, Saulo, por que me persegues?”

“Saulo, Saulo, por que me persegues?”

“É duro para ti recalcitrar contra o aguilhão”

À pergunta de Saulo: Quem és tu, Senhor ?

“Eu sou Jesus a quem tu persegues”

“Eu sou Jesus de Nazaré a quem tu persegues”

Jz 13, 5 “nazir de Deus”

Os discípulos eram considerados a Seita dos Nazarenos

“Eu sou Jesus a quem tu persegues”

“Que hei-de fazer, Senhor ?”

Ananias é discípulo

Ananias manifesta a Jesus receio de Saulo

Ananias, homem piedoso, judeu respeitado

O receio em relação a Saulo vem dos judeus

Não refere Ananias

O receio em relação a Saulo vem dos judeus

Jesus diz a Ananias qual é a missão de Paulo mas este não o revela a Paulo

Ananias diz a Paulo o que Deus quer dele

O próprio Jesus diz a Paulo qual vai ser a sua missão

Paulo recebe o Baptismo

Paulo recebe o Baptismo

Não refere a recepção do Baptismo

Não diz quem avisou Paulo de que os Judeus o queriam matar

Paulo tem uma 2ª visão em Jerusalém.

O próprio Senhor diz a Paulo que saia de Jerusalém porque os Judeus não aceitam o seu testemunho

Os Judeus apoderam-se de Paulo e tentam matá-lo

Descrição de como Paulo saiu de Damasco

Paulo inscreve-se no anúncio proclamado no AT por Moisés e os profetas

Sem comentários:

Enviar um comentário