quarta-feira, 5 de maio de 2010

Fl 2, 6-11 e Fl 3, 4-11


FL 2,5-11
FL 3, 4-11

5Tende entre vós os mesmos sentimentos, que estão em Cristo Jesus:

- O convite a ter os mesmos sentimentos de Cristo

6Ele, que é de condição divina, não considerou como uma usurpação ser igual a Deus;

- Cristo não se vangloria da sua condição divina.

7no entanto, esvaziou-se a si mesmo, tomando a condição de servo. Tornando-se semelhante aos homens e sendo, ao manifestar-se, identificado como homem, 8rebaixou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

- Cristo, filho do Deus Altíssimo e condição divina, humilha-se, morrendo numa Cruz.

9Por isso mesmo é que Deus o elevou acima de tudo e lhe concedeu o nome que está acima de todo o nome, 10para que, ao nome de Jesus, se dobrem todos os joelhos, os dos seres que estão no céu, na terra e debaixo da terra; 11  e toda a língua proclame: "Jesus Cristo é o Senhor!", para glória de Deus Pai.

- a Humilhação ou aquilo que aos olhos humanos é uma perda (sofrimento ou a morte). A partir de agora é a vitória e o meio pelo qual Cristo glorifica a Deus.

3Porque nós é que somos pela circuncisão: nós, os que prestamos culto pelo Espírito de Deus, nos gloriamos em Cristo Jesus e não confiamos na carne - 4ainda que eu tenha razões para, também eu, pôr a confiança precisamente nos méritos humanos. Se qualquer outro julga poder confiar nesses méritos, eu posso muito mais:

- Convite a confiar a glorificar-se em Cristo

5circuncidado ao oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, um hebreu descendente de hebreus; no que toca à Lei, fui fariseu; 6no que toca ao zelo, perseguidor da Igreja; no que toca à justiça - a que se procura na lei - irrepreensível.

- Paulo faz uma auto-apresentação da vida. Ele não esconde nada: é da raça de Israel; da tribo de Benjamim; hebreu; fariseu e perseguidor da Igreja.

- Ele tinha razões para se exaltar, pois faz parte do «Povo Eleito», mas vai focar aspectos, que são sinais de desprezo ou humilhação («perseguidor da Igreja).

 7Mas, tudo quanto para mim era ganho, isso mesmo considerei perda por causa de Cristo. 8Sim, considero que tudo isso foi mesmo uma perda, por causa da maravilha que é o conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor: por causa dele, tudo perdi e considero esterco, a fim de ganhar a Cristo 9e nele ser achado, não com a minha própria justiça, a que vem da Lei, mas com a que vem pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus e que se apoia na fé. 10Assim posso conhecê-lo a Ele,

- Paulo, apesar das inúmeras vitórias humilha-se por causa de Cristo. Ele reduz-se toda a sua missão a «esterco».
- Paulo, perante a humilhação, encontra-se ou «ganha» Cristo, que não se faz pela Lei (justiça de Paulo), mas pela força de Cristo. Ele, pela força ou pela fé em Cristo, é obediente a vontade de Deus.

na força da sua ressurreição e na comunhão com os seus sofrimentos, conformando-me com Ele na morte, 11para ver se atinjo a ressurreição de entre os mortos.

- Paulo, no encontro com o ressuscitado, oferece os seus «sofrimentos» e aceita a morte. Perante tais atitudes, a «ressurreição» será a sua recompensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário