sábado, 12 de junho de 2010

Aguirre - ENSAIO SOBRE LAS ORIGENS DEL CRISTIANISMO

-O nosso olhar para Paulo é muito marcado pela tensão saída da reforma protestante e católica. Os escritos paulinos foram campo de intensos combates teológicos, onde os protestantes defendiam a liberdade e os católicos a graça.

- Hoje a abordagem é diferente. As cartas paulinas são teologia prática, e abre-se o desafio de como fazer aquilo que disse.

-O grande contributo de Paulo para os 1º cristãos foi o de encarar a fé cristã como projecto universalista. Paulo ao dar essa identidade universal obriga a uma relativização e a uma deslocação do que é a universalidade.

-Para Paulo há 1 relativização das fronteiras com todos os riscos que tal acarreta. Paulo arrisca na inovação, não sendo consensual devido ao seu projecto atenuar identidades, algo que era muito sensível no mundo antigo. Contudo Paulo irá relativizar hierarquias, tornando o cristianismo como 1 alternativa social.

-Assim, entendemos a deserção de J. Marcos em Act. 13, 13: “eles têm uma abertura face a Paulo mas acabam por se afastar”.

-Isto pq Paulo revisita elementos importantes do judaísmo, como a lei e a circuncisão, e relativiza-os. Em nome da procura do universalismo, Paulo tenta ajustar certos valores do judaísmo e por isso é tão crítico.

-Ora Paulo não tinha conhecido Jesus nem era propriamente apóstolo. Lucas, que dá enorme importância a Paulo nos Actos, nunca lhe chama apóstolo. Porem este é um título importante para Paulo, reivindicando não ser enviado de ninguém senão do Senhor.

-Paulo ira procurar p si essa legitimidade e esse espaço de liberdade e criatividade, mantendo alguns laços com a Igreja de Jerusalém (colecta, concílio).

-É neste contexto q Paulo escreve as suas cartas, marcadas pelo conflito e pela tensão. Mas isto é sinal do novo rumo que o cristianismo estava a tomar.

-Paulo irá construir um cristianismo urbano dando-lhe forma pelo universalismo. E pode faze-lo porque é judeu e romano, possuindo o domínio de varias línguas, conhecimento e adaptando-se bem aos vários contextos.

Paulo irá entender que é na cidade que tudo converge, e que seria aqui que o futuro do cristianismo se jogava.

-Este novo cristianismo urbano é sedentário, e como tal a casa assume um papel fundamental, onde tal já era assumido no mundo helénico, mas Paulo põe em casa pessoas q nada tinham a ver com ela, clamando de cada e irmãos a pessoas q nada tinham a ver entre si.

Neste grupo da casa, constituído de mulheres, homens, escravos, crianças dá o nome de Ecclesia, que designava a assembleia civil da cidade reservada apenas a alguns ilustres.

-Assim, Paulo pega em categorias helénicas mas subverte a sua forma, dando-lhes um conteúdo novo a partir do cristianismo. É que a estratégia de Paulo não é fugir ao mundo, mas colocar o cristianismo no coração do próprio mundo, construindo no mundo a experiência cristão.

Sem comentários:

Enviar um comentário