quinta-feira, 3 de junho de 2010

Homem «velho» e o Homem «novo»


O FIM DO HOMEM «VELHO»
E O INÍCIO DO HOMEM «NOVO»

Rm 6, 1-14
 1Que havemos de concluir? Que vamos permanecer no pecado, para que aumente a graça? 2De maneira nenhuma! Como iríamos nós, que morremos para o pecado, viver ainda nele? 3Ou ignorais que todos nós, que FOMOS BAPTIZADOS EM CRISTO JESUS, fomos baptizados na sua morte? 4Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa VIDA NOVA. 5De facto, se estamos integrados nele por uma morte idêntica à sua, também o estaremos pela sua ressurreição. 6É isto o que devemos saber: o HOMEM VELHO QUE HAVIA EM NÓS FOI CRUCIFICADO COM ELE, PARA QUE FOSSE DESTRUÍDO O CORPO PERTENCENTE AO PECADO; E ASSIM NÃO SOMOS MAIS ESCRAVOS DO PECADO. 7É que quem está morto está justificado do pecado. 8Mas, se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos. 9Sabemos que Cristo, ressuscitado de entre os mortos, já não morrerá; a morte não tem mais domínio sobre Ele. 10Pois, na morte que teve, morreu para o pecado de uma vez para sempre; e, na vida que tem, vive para Deus. 11Assim vós também: considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12Portanto, que o pecado não reine mais no vosso corpo mortal, de tal modo que obedeçais às suas paixões. 13Não entregueis os vossos membros, como armas da injustiça, ao serviço do pecado. Pelo contrário, entregai-vos a Deus, como vivos de entre os mortos, e entregai os vossos membros, como armas da justiça, ao serviço de Deus. 14Pois o pecado não terá mais domínio sobre vós, uma vez que não estais sob a Lei, mas sob a graça.

- O Homem «velho» tem de se libertar do pecado. O corpo do pecado, que escraviza o Homem, deve ser destruído.
-O Homem «velho» é convidado a morrer com Cristo, pois o baptismo é um deixar-se morrer e ao mesmo tempo é um erguer-se ou ressuscitar para uma nova vida.
- morrer em Cristo é mergulhar nas águas da graça, que nos transforma o Homem velho no homem novo.
- A ressurreição de Cristo é a ressurreição do Homem, na medida em que o Homem é convidado a viver na glória de Deus e a fazer parte da Sua família (Filho de Deus)

Ef 4, 17-24

17É isto, pois, o que digo e recomendo no Senhor: não volteis a proceder como procedem os gentios, no vazio da sua mente; 18vivem obscurecidos no pensamento, alienados da vida de Deus, devido à ignorância que neles existe e ao endurecimento do seu coração; 19tornados insensíveis, a si mesmos se entregam à libertinagem, até chegarem a praticar toda a espécie de impureza, na ganância. 20Vós, porém, não foi assim que aprendestes, ao conhecerdes a Cristo, 21supondo que dele ouvistes falar e nele fostes instruídos, conforme a verdade que está em Jesus: 22que deveis, no que toca à conduta de outrora, DESPIR-VOS DO HOMEM VELHO, CORROMPIDO POR DESEJOS ENGANADORES; 23QUE VOS DEVEIS RENOVAR PELA TRANSFORMAÇÃO DO ESPÍRITO QUE ANIMA A VOSSA MENTE; 24E QUE DEVEIS REVESTIR-VOS DO HOMEM NOVO, QUE FOI CRIADO EM CONFORMIDADE COM DEUS, NA JUSTIÇA E NA SANTIDADE, PRÓPRIAS DA VERDADE.

- Descrição do Homem «velho»:
- obscurecido no pensamento,
- alienado da vida de Deus,
- ignorante devido ao endurecimento do seu coração;
- Insensíveis
- tem uma vida de libertinagem
- realiza toda a espécie de impureza
- ganancioso
- Enganador

- Espírito transformador
- O Espírito, que anima a mente humana, é a força que leva ao despir-se do Homem «velho» e a revestir-se do Homem «novo».
- Homem velho opõe-se ao homem novo, que é vivificado pelo Espírito e pelo baptismo.

- Descrição do Homem «novo»:
            - participante da justiça e da santidade de Deus, que é a Verdade.

Cl 3, 5-17


5Crucificai os vossos membros no que toca à prática de coisas da terra: fornicação, impureza, paixão, mau desejo e a ganância, que é uma idolatria. 6Estas coisas provocam a ira de Deus sobre os que lhe resistem. 7Entre eles também vós caminhastes outrora, quando vivíeis nessas coisas. 8Mas agora rejeitai também vós tudo isso: ira, raiva, maldade, injúria, palavras grosseiras saídas da vossa boca. 9Não mintais uns aos outros, JÁ QUE VOS DESPISTES DO HOMEM VELHO, COM AS SUAS ACÇÕES, 10E VOS REVESTISTES DO HOMEM NOVO, aquele que, para chegar ao conhecimento, não cessa de ser renovado à imagem do seu Criador. 11Aí não há grego nem judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo, que é tudo e está em todos. 12Como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos, pois, de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, fazei-o vós também. 14E, acima de tudo isto, revesti-vos do amor, que é o laço da perfeição. 15Reine nos vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados num só corpo. E sede agradecidos. 16A palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza: ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria; cantai a Deus, nos vossos corações, o vosso reconhecimento, com salmos, hinos e cânticos inspirados. 17E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando graças por Ele a Deus Pai.

O HOMEM «VELHO» VIVE NA:
O HOMEM «NOVO» PROCURA:
- Idolatria (fornicação, impureza, paixão, mau desejo e a ganância)
- ira, raiva, maldade, injúria, palavras grosseiras.
- mentira (Não mintais uns aos outros)

- renovar-se à imagem do seu Criador
- conhecimento
- evitar tudo o que o Homem «velho» faz
- sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência.
- suportar e perdoar os outros.
- revestir-se do amor, que é o laço da perfeição.
- viver habitado pela Palavra de Deus
- levar a Palavra de Deus aos outros
- viver continuamente a  louvar e a bendizer a Deus (com salmos, hinos e cânticos)

1 comentário:

  1. É um tema importantissimo a que tenho dado muita importância nos meus estudos e na minha vida de oração. O homem renovado pode transformar o mundo. Isto é criar também um mundo novo. Todos devemos lutar por um mundo novo, mas ele só é possivel de p homem for também renovado. Deixemos então para trás o homem velho e revistamo-nos seguindo o conselho de São Paulo do homem novo.

    ResponderEliminar