terça-feira, 1 de junho de 2010

Algumas referências ao trabalho manual de São Paulo

1Ts 2, 9: «Na verdade, irmãos, recordais-vos dos nossos esforços e das nossas canseiras: trabalhando noite e dia para não sermos um peso a nenhum de vós, anunciámo-vos o Evangelho de Deus».

2Ts 3, 7-8: «Com efeito, vós próprios sabeis como deveis imitar-nos, pois não vivemos desordenadamente entre vós,
nem comemos o pão de graça à custa de alguém, mas com esforço e canseira, trabalhámos noite e dia, para não sermos um peso para nenhum de vós».

1Cor 4, 12: «E cansamo-nos a trabalhar com as nossas próprias mãos. Amaldiçoados, abençoamos; perseguidos, aguentamos».

1Cor 9, 6: «Ou somente eu e Barnabé é que não temos o direito de deixar de trabalhar?».

2Cor 11, 7-11: «Despojei outras igrejas, recebendo delas o sustento para vos servir, e encontrando-me necessitado no meio de vós, não fui pesado a ninguém, pois os irmãos vindos da Macedónia é que proveram às minhas necessidades. Em tudo me guardei de vos ser molesto e continuarei a fazê-lo. Pela verdade de Cristo que está em mim, não me será tirado este motivo de glória nas regiões da Acaia. E porquê? Porque não vos amo? Deus o sabe!».

2Cor 12, 13: «Em que fostes, na verdade, inferiores às outras igrejas, a não ser que, pessoalmente, não vos fui pesado? Perdoai-me esta injustiça».

Act 18, 3: «E, como eram da mesma profissão - isto é, fabricantes de tendas - ficou em casa deles e começou a trabalhar».

Act 20, 34: «E bem sabeis que foram estas mãos que proveram às minhas necessidades e às dos meus companheiros».


 

Fonte: D. ANACLETO DE OLIVEIRA, Bispo Auxiliar de Lisboa, Um ano a caminhar com São Paulo, Gráfica de Coimbra 2, pág.: 46.

Sem comentários:

Enviar um comentário