terça-feira, 8 de junho de 2010

ALEGRIA - elemento pervasivo nos Escritos de Paulo

A alegria é um eixo central na Teologia de Paulo.
A alegria marca a sua vida e a sua experiência.
Paulo é o Teólogo da alegria.

A alegria é o acolhimento pleno do Mistério de Jesus Cristo, no contexto da própria história pessoal.
Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. E a vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gl 2.20

Para Paulo Cristianismo é Cristo, é vivência, é experiência de Cristo, é mergulhar no Mistério da Morte e Ressurreição de Cristo, é inhabitação em Cristo…
“Paulo evidentemente se sentiu arrebatado ‘em Cristo’ e conduzido por Cristo. Em certo sentido experimentava Cristo como o contexto de todo o seu ser e agir” (James Dunn, Teologia do Apóstolo Paulo, pág. 459.)

Das formas mais audaciosas e convincentes ele diz-nos que a alegria é inerente à vida do cristão.
Cristo habita no cristão…
Se Cristo está em vós, o vosso corpo está morto por causa do pecado, mas o Espírito é a vossa vida por causa da justiça.
Rm 8.10.

Examinai-vos a vós mesmos para ver se estais na fé;
ponde-vos à prova. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? A não ser que sejais reprovados no exame.
2 Cor 13.5.

A pertença a Cristo implica plena participação no Mistério Pascal de Cristo. Paulo manifesta que o sofrimento não lhe retira a alegria, pelo contrário, ele alegra-se no sofrimento, como participação nos sofrimentos de Cristo.

Na verdade, assim como abundam em nós os sofrimentos de Cristo, é abundante a nossa consolação. 2 Cor 1.5

Estou convencido que os sofrimentos do tempo presente não têm comparação com a glória que há-de revelar-se em nós. Rm 8.18.

Com efeito, a nossa momentânea e leve tribulação proporciona-nos um peso eterno de glória, além de toda e qualquer medida. 2 Cor 4.17

Paulo considera que as “tribulações”, são uma verdadeira pedagogia para a vida do cristão. Conduzem ao bem e à conversão quando assumidas na alegria.

Mais ainda, gloriamo-nos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência. Rm 5.3

A alegria é indissociável do Espírito. A alegria está radicada em nós pelo Espírito…
… é este o fruto do espírito: amor, ALEGRIA, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade… Gl 5.22

Vós fizeste-vos imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a palavra em plena tribulação, com a alegria do Espírito Santo.
1 Tss 1.6.

A alegria é o elo que estabelece a relação na comunidade cristã.
A Igreja é, verdadeiramente, o ‘lugar’ de envolvência da alegria “no Senhor”.

Tenho muita confiança em vós e de vós muito me orgulho. Estou cheio de consolação e transbordo de alegria no meio de todas as nossas tribulações.
2 Cor 7.4.

Agora, alegro-me nos sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu corpo, que é a Igreja. Cl 1.24.

Paulo sabia bem que a alegria é contagiante na comunidade. Trata-se de um dar e receber em movimento circular, recíproco…

Com efeito, ainda que eu esteja ausente de corpo, estou, porém, convosco em espírito, alegrando-me por ver a ordem que há entre vós e a firmeza da vossa fé em Cristo. Cl 2.5.

… que Cristo, pela fé, habite nos vossos corações; que estejais enraizados e alicerçados no amor. Ef 3.17.

A alegria nasce da esperança e constrói-se na esperança. A alegria desenvolve-se e amadurece na esperança… A alegria é dom escatológico.

Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração. Rm 12.12.

Que o Deus da esperança vos encha de toda a alegria e paz na fé, para que transbordeis de esperança, pela força do Espírito Santo. Rm 15. 13.

Na carta aos Filipenses, a alegria é o fio condutor de toda a carta.

É grande a alegria que sinto no Senhor por, finalmente, terdes feito com que desabrochasse o vosso amor por mim. Fl 4.10

Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo o digo: Alegrai-vos! Fl 4.4.

Com Paulo aprendemos que, a alegria está sempre presente na vida do cristão, sejam quais forem as circunstâncias que lhe são dadas viver…

A alegria é a suprema liberdade de querer o querer de Deus…

A alegria é a harmonia de fundo, a malha que tece o viver cristão…

A alegria é o fio invisível que gera a unidade interior…

A alegria é o rio de vida, a água refrescante que percorre as intimidades da alma…

Sem comentários:

Enviar um comentário