terça-feira, 8 de junho de 2010

RISTO, O ÚNICO SUMO SACERDOTE, segundo a Carta aos Hebreus


CRISTO, O ÚNICO SUMO SACERDOTE,
segundo a Carta aos Hebreus
(que infelizmente não abordamos em aula)

1Por conseguinte, irmãos santos, participantes de uma vocação celeste, considerai JESUS como o Apóstolo e o Sumo Sacerdote da fé que professamos. (Hb 3,1)

14Uma vez que temos um grande Sumo Sacerdote que atravessou os céus, JESUS, o Filho de Deus, conservemos firme a fé que professamos. 15De facto, não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, pois Ele foi provado em tudo como nós, excepto no pecado. 16Aproximemo-nos, então, com grande confiança, do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e encontrar graça para uma ajuda oportuna. (Hb 4,14-16)

5Assim também CRISTO não se atribuiu a glória de se tornar Sumo Sacerdote, mas concedeu-lha aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Eu hoje te gerei. (Hb 5,5.10)

10tendo sido proclamado por Deus Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedec. (Hb 6,20)

20onde JESUS entrou como nosso precursor, tornando-se Sumo Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec. (Hb 7,23-28)

23Além disso, aqueles sacerdotes eram numerosos porque a morte os impedia de continuar, 24mas este, porque permanece eternamente, possui um sacerdócio que não acaba. 25Sendo assim, Ele pode salvar de um modo definitivo, os que por meio dele se aproximam de Deus, pois Ele está vivo para sempre, a fim de interceder por eles. 26Tal é, com efeito, o Sumo Sacerdote que nos convinha: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado acima dos céus, 27que não tem necessidade, como os outros sacerdotes, de oferecer vítimas todos os dias, primeiro pelos seus próprios pecados e depois pelos do povo, porque Ele o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28A Lei, com efeito, constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à debilidade; mas a palavra do juramento, posterior à Lei, constitui o Filho perfeito para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário